Bem vindo ao blog do Histor

Olá! Este blog tem por objetivo divulgar idéias, eventos e publicações relativos à Teoria da História e à História da Historiografia, de modo a constituir mais um canal de informação e incentivo ao estudo desses domínios.

Hello! Este blog tiene como objetivo difundir ideas, eventos y publicaciones relacionadas con la Teoría de la Historia y la Historia de la Historiografía,con el fin de proporcionar un canal adicional de información e incentivos para estudiar estas áreas.

Hello! This blog aims to disseminate ideas, events and publications related to the Theory of History and the History of Historiography, in order to provide another channel of information and incentive to study these areas.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Artigos de Wilma Peres Costa, Marco Morel e Temístocles Cezar no Almanack Braziliense

COSTA, Wilma Peres. "Entre tempos e mundos: Chateaubriand e a outra América", Almanack Braziliense, n. 1, maio de 2010, p. 5-25.

Buscando refletir a partir dos ensinamentos do historiador francês François Hartog, o trabalho aborda as relações entre a Europa e as Américas na Era das Revoluções, através dos escritos produzidos por René de Chateaubriand, sobre o Congresso de Verona (1822) e a intervenção militar francesa na crise espanhola (1823). Ao estudar o modo como a emergência das novas nações americanas aparece nos escritos e na ação política de Chateaubriand, buscamos compreender o modo pelo qual aquela experiência incidiu sobre suas concepções em relação ao tempo, às revoluções antigas e modernas e a própria história.

Palavras-chave: Europa, América, monarquia, república / republicanismo, revolução

Disponível em: http://www.almanack.usp.br/PDFS/11/AB-11_Sc-1_Forum_01.pdf

CEZAR, Temístocles. "Entre antigos e modernos: a escrita da história em Chateaubriand. Ensaio sobre historiografia e relatos de viagem", Almanack Braziliense, São Paulo, n. 11, p. 26-33, maio 2010.

O artigo tem por objetivo comentar o artigo de Wilma Peres Costa, Entre tempos e mundos: Chateaubriand e a outra América, a partir de três questões relacionadas à minha formação: I. O relato de viagem como instrumento heurístico para a escrita da história; II. A (des)ordem do tempo em Chateaubriand; III. À guisa de conclusão, retorno à hipótese do autor como um vencido que não morre.

Palavras-chave: historiografia, relatos de viajantes, memórias históricas, literatura

Disponível em: http://www.almanack.usp.br/PDFS/11/AB-11_Sc-1_Forum_02.pdf

MOREL, Marco. "Mediações em tempos híbridos: entre pátrias e revoluções", Almanack Braziliense, São Paulo, n. 11, p. 34-38, maio 2010.

A presença de François-René de Chateaubriand como agente entre "Dois Mundos", sobretudo diante das questões das independências e do tráfico de escravos entre Américas e Europa, remete às concepções de pátria, colônia e independência, questões que são recolocadas como centrais nas relações entre Estados na Europa, no contexto de busca de estabilização política e social no períoro pós-Revolução Francesa.

Palavras-chave: revolução, liberalismo, idéias políticas, tráfico negreiro, relações internacionais, independência

Disponivel em: http://www.almanack.usp.br/PDFS/11/AB-11_Sc-1_Forum_03.pdf

Nenhum comentário: