Bem vindo ao blog do Histor

Olá! Este blog tem por objetivo divulgar idéias, eventos e publicações relativos à Teoria da História e à História da Historiografia, de modo a constituir mais um canal de informação e incentivo ao estudo desses domínios.

Hello! Este blog tiene como objetivo difundir ideas, eventos y publicaciones relacionadas con la Teoría de la Historia y la Historia de la Historiografía,con el fin de proporcionar un canal adicional de información e incentivos para estudiar estas áreas.

Hello! This blog aims to disseminate ideas, events and publications related to the Theory of History and the History of Historiography, in order to provide another channel of information and incentive to study these areas.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Artigo de Susani Silveira Lemos França, na revista Tempo (UFF)

FRANÇA, Susani Silveira Lemos. "A representação do passado e a moral no século XV", Tempo - Revista do Departamento de História da UFF, vol. 14, n. 28, jan. - jun, 2010, p. 147-166.

O problema que conduz este texto é o da complexa articulação entre compromisso de memória e compromisso moralista na construção da verdade histórica pelos cronistas portugueses do final da Idade Média. São confrontadas passagens que mostram como não era controversa para os cronistas quatrocentistas a aproximação entre pretensão de fidelidade aos eventos e o comprometimento valorativo, pois esses dois traços funcionavam como arrimos de uma verdade construída sobre o acontecido, mas atenta ao que estava por acontecer. Para os historiadores quatrocentistas, essa conjugação era o fundamento do seu realismo e da sua verdade.

Palavras-chave: crônicas medievais, Portugal, moral

Nenhum comentário: