Bem vindo ao blog do Histor

Olá! Este blog tem por objetivo divulgar idéias, eventos e publicações relativos à Teoria da História e à História da Historiografia, de modo a constituir mais um canal de informação e incentivo ao estudo desses domínios.

Hello! Este blog tiene como objetivo difundir ideas, eventos y publicaciones relacionadas con la Teoría de la Historia y la Historia de la Historiografía,con el fin de proporcionar un canal adicional de información e incentivos para estudiar estas áreas.

Hello! This blog aims to disseminate ideas, events and publications related to the Theory of History and the History of Historiography, in order to provide another channel of information and incentive to study these areas.

domingo, 3 de março de 2013

Lançamento: Plagiário, à maneira de todos os historiadores, de Bruno Franco Medeiros

Anunciamos o lançamento do livro Plagiário, à maneira de todos os historiadores, de Bruno Franco Medeiros, pela Livraria Paco Editorial.

"O primeiro livro de Bruno Medeiros traduz com precisão o momento importante que atravessa a história da historiografia no Brasil. Partindo de uma afirmação consagrada e não questionada desde o século XIX – Beauchamp, um plagiário –, o estudo de Medeiros reconstrói um  complexo universo de problemas historiográficos, políticos e culturais que a hegemonização deste juízo escondia. Seu livro mostra bem as vantagens de se escrever história não perdendo de vista as múltiplas conexões entre os eventos. Isso só pode ser feito a partir de uma compreensão densa de modelos explicativos, teoricamente orientados, dessas conexões. Assim, o empírico não corre o risco de aparecer com uma espécie de brilho que, no lugar de nos abrir para realidade, apenas ofusca e cega" (extraído do prefácio escrito por Valdei Lopes de Araújo). 


Nenhum comentário: