Bem vindo ao blog do Histor

Olá! Este blog tem por objetivo divulgar idéias, eventos e publicações relativos à Teoria da História e à História da Historiografia, de modo a constituir mais um canal de informação e incentivo ao estudo desses domínios.

Hello! Este blog tiene como objetivo difundir ideas, eventos y publicaciones relacionadas con la Teoría de la Historia y la Historia de la Historiografía,con el fin de proporcionar un canal adicional de información e incentivos para estudiar estas áreas.

Hello! This blog aims to disseminate ideas, events and publications related to the Theory of History and the History of Historiography, in order to provide another channel of information and incentive to study these areas.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Artigo de Pedro Caldas na Revista de Teoria da História (UFG)

CALDAS, Pedro. "Teoria e Prática da Metodologia da Pesquisa Histórica: reflexões sobre uma experiência didática", Revista de Teoria da História, Universidade Federal de Goiás, ano 1, n. 3, junho / 2010, p. 8-19.

O objetivo deste artigo consiste em discutir a relevância da metodologia na história. Por meio da concepção de Jörn Rüsen de unidade metodológica (como demonstrado em seu trabalho Reconstrução do Passado), é possível elaborar todo um curso de metodologia. Com o fito de provar tanto a legitimidade teórica quanto o uso prático da metodologia, este artigo dá o exemplo da hermenêutica – não só como elaboração de dados, mas também como caminho para a descoberta das profundas implicações do pesquisadores com o próprio processo de conhecimento.


Palavras-Chave: Metodologia – Jörn Rüsen – Hermenêutica

Disponível em: http://www.historia.ufg.br/revistadeteoria//uploads/files/113/ARTIGO__CALDAS.pdf

Nenhum comentário: