Dossiê: Os cursos de história: lugares, práticas e produções, organizado por Fabio Franzini (UNIFESP) e Rebeca Gontijo (UFRRJ)
Nos últimos 40 anos, o Brasil viveu a expansão dos programas de pós-graduação em História, fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa histórica no país. Muito antes disso, diversos empreendimentos colaboraram na institucionalização dos estudos históricos, desde a criação do IHGB em 1838, passando pela breve experiência de uma faculdade de história vinculada ao mesmo instituto, até a criação dos primeiros cursos superiores nos anos 1930. A proposta desse dossiê é contribuir para a compreensão do que Michel de Certeau (1975) definiu como o lugar social de produção da historiografia. Lugar a partir do qual a história é escrita, reescrita ou não escrita, visto que esse mesmo lugar possibilita e interdita o que é possível pensar, investigar, escrever e divulgar, contribuindo para a fabricação do conhecimento e a definição das regras que o presidem. Este dossiê acolherá estudos sobre lugares institucionais, projetos e experiências de ensino e pesquisa, trajetórias individuais e produções relevantes para pensar a história dos cursos de História e das pós-graduações no Brasil e em outros países.
Envio de contribuições até 15 de novembro de 2012 -http://www.ichs.ufop.br/rhh
Bem vindo ao blog do Histor
Olá! Este blog tem por objetivo divulgar idéias, eventos e publicações relativos à Teoria da História e à História da Historiografia, de modo a constituir mais um canal de informação e incentivo ao estudo desses domínios.
Hello! Este blog tiene como objetivo difundir ideas, eventos y publicaciones relacionadas con la Teoría de la Historia y la Historia de la Historiografía,con el fin de proporcionar un canal adicional de información e incentivos para estudiar estas áreas.
Hello! This blog aims to disseminate ideas, events and publications related to the Theory of History and the History of Historiography, in order to provide another channel of information and incentive to study these areas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário