Bem vindo ao blog do Histor

Olá! Este blog tem por objetivo divulgar idéias, eventos e publicações relativos à Teoria da História e à História da Historiografia, de modo a constituir mais um canal de informação e incentivo ao estudo desses domínios.

Hello! Este blog tiene como objetivo difundir ideas, eventos y publicaciones relacionadas con la Teoría de la Historia y la Historia de la Historiografía,con el fin de proporcionar un canal adicional de información e incentivos para estudiar estas áreas.

Hello! This blog aims to disseminate ideas, events and publications related to the Theory of History and the History of Historiography, in order to provide another channel of information and incentive to study these areas.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

6SBHH - Simpósio O ensaio como problema





Ementa: Considerado como um gênero híbrido e impreciso, frequentemente situado entre a literatura e a ciência social, o “ensaio” oferece um desafio aos estudiosos da historiografia, sobretudo quando recebe o adjetivo “histórico”. Essa associação de termos, particularmente observável a partir do século XIX, quando a escrita da história busca estabelecer limites disciplinares nos contextos nacionais, permite propor algumas questões num seminário cujo tema maior é o chamado “giro linguístico”. Uma delas é saber que relação existe entre gêneros de escrita e determinados contextos culturais. Por exemplo, entre o “ensaio histórico” e o Brasil do século XIX e da primeira metade do século XX; entre o ensaísmo e a instituição de “objetos” como o povo, a mulher, o lendário ou a revolução, na França do XIX; entre uma forma associada a uma escrita aberta e inconclusa e a especialização da pesquisa universitária. Considerando o “ensaio histórico” menos como um gênero auto-evidente (na sua imprecisão) ou a demandar definição, e mais como um problema a ser tratado, propomos discutir – inspirados pela notória pergunta de  Michel de Certeau (1974/1975) – o que o ensaísta faz quando faz ensaios, particularmente, os ensaios históricos? O que busca? O que produz? Este simpósio temático acolherá estudos de caso, que focalizem ensaístas nacionais ou estrangeiros, bem como reflexões de ordem teórica sobre o ensaio enquanto gênero discursivo.


http://www.seminariodehistoria.ufop.br/ocs/index.php/snhh/2012

segunda-feira, 4 de junho de 2012

I Jornada de História da Historiografia - ANPUH/RS

Prezados,

Divulgamos a I Jornada de História da Historiografia - ANPUH/RS, que acontecerá no dia 22 de junho no Pantheon do IFCH, campus do Vale, da Universidade Federal do Rio Grade do Sul (UFRGS).

A história da historiografia há algum tempo vem se consolidando como um eixo de inquirição bastante profícuo e representativo no Brasil. Se no século XIX a questão sobre como se deveria escrever a história do Brasil despontava como importante preocupação para os letrados, sobretudo aqueles ligados ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, já no século XX tal eixo se constituiu como uma agenda de investigação abrangente e multifacetada, desde os consideráveis esforços empreendidos por José Honório Rodrigues no sentido de se precisar uma área de atuação até as disciplinas de teoria da história e historiografia nos currículos universitários.

Se atualmente a existência de um número considerável de obras voltadas para a reflexão teórica, bem como para a historicização do conhecimento histórico, sinalizam um momento de crescimento nas pesquisas em história da historiografia, por outro lado as formas de legitimação deste campo investigativo nem sempre são indagadas de maneira a tornar problemático o que aparenta ser uma evidência.

O intuito da I Jornada de História da Historiografia é possibilitar aos interessados, historiadores ou não, um espaço de interlocução e discussão sobre temas pertinentes à história da historiografia de uma forma geral, oferecendo a oportunidade para que a própria existência e legitimidade deste campo ou domínio de investigação possa ser problematizado.

Evento: I Jornada de História da Historiografia

Participações: Estevão de Rezende Martins (UnB), Valdei Lopes de Araujo(UFOP), Rebeca Gontijo (UFRRJ) e Mateus Henrique de Faria Pereira (UFOP)

Quando: 22/06/2012 - 09:30 às 12:30 / 14:30 às 17:30

Onde: Pantheon do IFCH/UFRGS