Bem vindo ao blog do Histor

Olá! Este blog tem por objetivo divulgar idéias, eventos e publicações relativos à Teoria da História e à História da Historiografia, de modo a constituir mais um canal de informação e incentivo ao estudo desses domínios.

Hello! Este blog tiene como objetivo difundir ideas, eventos y publicaciones relacionadas con la Teoría de la Historia y la Historia de la Historiografía,con el fin de proporcionar un canal adicional de información e incentivos para estudiar estas áreas.

Hello! This blog aims to disseminate ideas, events and publications related to the Theory of History and the History of Historiography, in order to provide another channel of information and incentive to study these areas.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Prêmio ANPUH-Rio de Teses de Doutorado 2010 - Lançamento: Escrever vidas, narrar a história



O livro que Maria da Glória de Oliveira nos oferece é um dos melhores exemplos das transformações e da vivacidade do campo da história da historiografia no Brasil. A autora constrói com os textos um conjunto muito estruturado e novo de problemas que nos ajuda a pensar a experiência moderna no Brasil do século XIX e além. A tese de doutorado que deu origem a este título recebeu o prêmio
Anpuh-Rio de História de 2010.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Prêmio Manoel Luiz Salgado Guimarães de Teses de Doutorado 2010

Um Estilo de História
A viagem, a memória, o ensaio: sobre Casa-grande & senzala e a representação do passado




Fernando Nicolazzi



Sinopse


Em um dos mais completos trabalhos sobre a obra máxima de Gilberto Freyre, Casa-grande & senzala, o autor Fernando Nicolazzi nos leva a entender mais precisamente a produção deste marco da historiografia nacional. Um estilo de História, que é originado da tese vencedora do Prêmio Manoel Luiz Salgado Guimarães de Teses de Doutorado na área de História/Anpuh, 2010, é uma análise da forma com que Freyre se valeu da viagem, do ato de se colocar no lugar daqueles que presenciaram a construção da História, para desenhar um panorama da família, da cultura e da sociedade brasileira.
 Aqui, Fernando Nicolazzi mostra como Casa-Grande & senzala, publicado em 1933, se tornou a nova referência para a representação do passado após o sucesso de Os sertões, de Euclides da Cunha. O autor compara as duas obras e realiza um estudo que vai além, procurando, através de documentos e de uma extensa pesquisa, indícios do método de recriação da história utilizado por Gilberto Freyre. Por estes e por outros motivos, o livro de Fernando Nicolazzi traz novas reflexões sobre um título já antológico.