Bem vindo ao blog do Histor

Olá! Este blog tem por objetivo divulgar idéias, eventos e publicações relativos à Teoria da História e à História da Historiografia, de modo a constituir mais um canal de informação e incentivo ao estudo desses domínios.

Hello! Este blog tiene como objetivo difundir ideas, eventos y publicaciones relacionadas con la Teoría de la Historia y la Historia de la Historiografía,con el fin de proporcionar un canal adicional de información e incentivos para estudiar estas áreas.

Hello! This blog aims to disseminate ideas, events and publications related to the Theory of History and the History of Historiography, in order to provide another channel of information and incentive to study these areas.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Apresentação do Dicionário de Historiadores Portugueses




Exmos. Senhores
O Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, através do seu Grupo de Investigação Memória e Historiografia, a Biblioteca Nacional de Portugal e a Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria de Estado da Cultura, têm o prazer de convidar V. Exa. para a apresentação do sítio web do Dicionário de Historiadores Portugueses. Da Fundação da Academia Real das Ciências aos finais do Estado Novo (1779-1974), coordenado pelo Professor Sérgio Campos Matos, que terá lugar no próximo dia 9 de Novembro, pelas 18h00, no Auditório da BNP. O sítio será apresentado pelo Professor Fernando Catroga, e terá a presença do Professor Pedro Dias, Director da BNP, e do Professor José Augusto Ramos, Director do Centro de História.
Com os melhores cumprimentos

José Varandas
Subdirector


terça-feira, 1 de novembro de 2011

Lançamento: Evidência da história, de François Hartog (EHESS)


Lançamento: O pequeno X, de Sabina Loriga (EHESS)


Lançamento: Teoria da História, de Francisco Falcon


Resumo

O livro traz a público artigos que são obras-primas sobre temas atuais, muitos deles esgotados ou de difícil acesso. O professor Falco, nos onze capítulos que compõe o livro faz uma magistral defesa da História, com sólida crítica às opiniões sobre " o fim da História " e muitas das posições chamadas "pós-modernas". Poucos autores entre nós contribuiram tanta para a compreensão da História, da Historiografia e da cultura contemporânea como o professor Falcon.A base do pós-modernismo é considerar um mundo fragmentado e a consequente impossibilidade de conhecê-lo - a não ser emsuas margens. Francisco Falcon trabalha, ao contrário, com a perspectiva de uma história totalizante e com a possibilidade - e a necessidade - do conhecimento do processo histórico global.

Profª Dr.ª Marly de almeida Vianna Ex-professora da Universidade Federal de São Carlos e atual professora titular do Mestrado em Historia da Universidade Salgado de Oliveira, Niterói/RJ

Lançamento: Introdução à História Pública


Organizadores: Juniele Rabêlo de Almeida e Marta Gouveia de Oliveira Rovai
Ano: 2011
Preço: R$ 34,00
ISBN: 978-85-62959-11-0
Formato 16x23, 232 páginas 

_ Sinopse _

Fazer história pública significa difundir o conhecimento histórico para amplas audiências, acreditando-se que a história não é aprendida apenas em sala de aula – mas de diversas formas e em muitos momentos. Através de um sem-número de recursos, o profissional da área pode levar história e memória ao público atuando em arquivos, centros de memória, museus, televisões, rádios, editoras, jornais, revistas, organizações governamentais e não governamentais, consultoria, entre outros espaços.
Trabalhar dessa maneira – para e com o público – exige uma série de habilidades, métodos e especializações capazes de garantir que a preservação, a interpretação e a difusão do conhecimento histórico sejam feitos de maneira responsável e integrada. Introdução à História Pública oferece pistas de como fazer isso, por meio de um conjunto de textos de profissionais renomados de dentro e de fora da academia.

Conteúdo _
Apresentação

APONTAMENTOS
História pública e consciência histórica
Sara Albieri

HISTÓRIA PÚBLICA, PERSPECTIVAS GLOBAIS
O que é história pública?
Jill Liddington
Ensinando história pública no século XXI
Gerald Zahavi
Conservação do patrimônio cultural: Um panorama internacional
James K. Reap

DIMENSÕES DA ORALIDADE NA HISTÓRIA PÚBLICA
Fontes orais e visuais na pesquisa histórica: Novos métodos e possibilidades narrativas
Ana Maria Mauad e Fernando Dumas
Palavras no tempo e no espaço: A gravação e o texto de história oral
Ricardo Santhiago
Fontes orais: Perspectivas para o tratamento em centros de documentação e arquivos
Simone Silva Fernandes
Rádio, memória da história
Cecilia Miglorancia e Marta Fonterrada

EXPERIÊNCIAS EM HISTÓRIA PÚBLICA
História e memória empresariais: Da tradição à inovação
Paulo Nassar
Jornalismo e divulgação científica em História e Ciências Humanas
Valéria Dias
Arquivos e centros de documentação: Um perfil
Viviane Tessitore
O fado na cidade de Santos: Experiências com música e mídia
Heloísa de Araújo Duarte Valente
Gabriel García Márquez: Jornalismo, literatura e a história de Cuba
Adriane Vidal Costa
Cinema, educação e história pública: Dimensões do filme Xica da Silva
Rodrigo de Almeida Ferreira

Sobre os autores

Sobre os organizadores _
MARTA GOUVEIA DE OLIVEIRA ROVAI e JUNIELE RABÊLO DE ALMEIDA são historiadoras, professoras e pesquisadoras. Neste livro, pioneiro no Brasil, elas desenham um trajeto que ilumina e motiva experiências em história pública e ajuda a responder à inquietante questão: o que pode o historiador fora da universidade?
Peso (kg)

Lançamento: História, teoria e variações, de Guilherme Pereira das Neves